Foto: Elen Silva

A luz vermelha neon do letreiro que identifica noturnamente o Cosanostra Caffé e Tabacaria contrasta com seu ambiente interno: um salão que, em um primeiro momento, parece totalmente escuro e difícil de ser percorrido, mas que depois se revela um local aconchegante, ainda que “misterioso”, que em outubro de 2016 completou 30 anos de funcionamento em Belém do Pará.

O “Cosa”, como é conhecido por quem o frequenta é, mais que um bar, pub e restaurante da capital paraense, uma espécie de ponto fora da curva, em que notamos não somente a ausência quase total de divulgação, mas uma grande fidelidade da clientela bem como a ausência de referências regionalistas e nem também relacionadas a uma possível “marca Amazônia”.

Destarte, neste ensaio, analisamos e discutimos não somente a (ausência de) divulgação feita no Cosanostra e seu posicionamento, mas também o papel de seus consumidores e sentimentos de pertencimento, práticas e experiências. Assim, é possível estabelecer interrelações entre consumo, marketing, antropologia, cultura e comunicação. Buscamos compreender, em última análise, como o local se mantém não somente ativo e com grande quantidade de consumidores, mas também como provoca a renovação de público.

Neste sentido, a análise das experiências e a compreensão da imagem que se possui do local são fundamentais, ao possibilitar o entendimento de uma só feita do apelo midiático, da experiência de consumo bem como da relação dos sujeitos com a cidade e suas alternativas contemporâneas na Amazônia.

Acesse o artigo completo clicando aqui.

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