Imagem: Reprodução

O videoclipe é tão importante que alguns autores como Pedro Pontes, em seu artigo  Linguagem dos videoclipes e as questões do indivíduo na pós-modernidade (2003) afirma que “Se toda arte é propiciada ou mesmo espelha seu tempo, o videoclipe é a forma de arte por excelência da pós-modernidade. O videoclipe é indício artístico do fim das grandes narrativas, a fragmentação do sujeito e de sua estetização” (p. 51). Falar de imagem no período contemporâneo é, portanto, falar de videoclipes também.

Atentos a isso, o ensaio Devorada até o fim: representações da Amazônia segundo a banda Madame Saatan, de Enderson Oliveira e Victória Costa, apresenta uma análise dos videoclipes das canções “Devorados” (2007), “Vela” (2008), “Respira” (2011) e “Até o fim” (2012) da Madame Saatan, banda paraense de rock.

Muitas de suas canções possuem referências à realidade de Belém, sem se deixar cair em clichês midiáticos e turísticos que enfatizam uma fisionomia verde, selvagem e por vezes “encantada”. Isto, no entanto, também está presente em algumas de suas obras audiovisuais, que são discutidas no texto.

Observando que os quatro videoclipes possuem “cenários amazônicos”, mais especificamente de Belém do Pará, e fazendo um diálogo entre Comunicação, Estética e Antropologia, o texto busca observar de que modo são feitas representações e mesmo interpretações da cidade nos mesmos, envolvendo seus aspectos mais relacionados à natureza e também mais “urbanos”.

O texto foi publicado nos anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom Nacional 2016. Acesse o ensaio completo clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s